Sugestão de tema bíblico para Festa de Louvor do seu grupo

Sugestão de Tema Bíblico para festividades

terça-feira, 26 de julho de 2011

Robôs adoradores

Robôs adoradores
Por Ramon Tessmann

Há algo que Deus tem ministrado profundamente em meu coração nos últimos dias. É impressionante como o povo de Deus sabe tão pouco sobre Ele e têm tão pouca intimidade com Ele. O povo de Deus tem dificuldade para desassociar o conhecimento e a intimidade com Deus das atividades ou reuniões da igreja.

Deus falou isso ao meu coração. Alertou-me. Porque eu estava seguindo neste perigoso caminho robótico, mecânico e frio de permanecer apenas executando as atividades da igreja. Pensava eu que este trabalho todo traria intimidade com Deus. Pensava eu que trabalhando para Ele eu conseguiria ser um amigo mais íntimo.

E fui mais longe. Pensava eu que ficar ouvindo músicas evangélicas o dia todo traria intimidade automática. Achei que tocar e cantar músicas de conteúdo cristão por si só já faria com que eu mergulhasse nas profundezas de Deus. Rompi todos os limites quando pensei que somente indo aos cultos já era o suficiente para que um dia Deus me revelasse coisas inefáveis escondidas em Seu coração.

Com 26 anos de igreja percebi que nada do meu trabalho iria ajudar alguma coisa no meu relacionamento com Ele se eu não me dispusesse a conhecer o coração Dele. Ele é meu Pai, não meu patrão, ora bolas! Não quero ter um relacionamento com Deus de patrão – empregado, e sim de Pai - filho!

Deixe-me ser prático. Ás vezes quando eu chegava em casa de uma reunião na igreja eu pensava: “Ah, não preciso falar com Deus antes de dormir. Estava até agora trabalhando na obra Dele”. Quando vamos aprender que trabalhar para Deus não é o mesmo que amar e se relacionar com Deus??? Quando vamos aprender que Deus prefere que falemos com Ele, que o relacionamento vem antes do trabalho?

Então um dia desses resolvi fazer algo diferente. Ao invés de me deitar na cama e ligar a televisão do quarto, meditei na Palavra de Deus. Depois apaguei a luz e comecei a falar com o Espírito Santo. Foi uma experiência incrível sentir que a Presença Dele estava ali. Na verdade Ele sempre está conosco (Mateus 28:20), nós é que somos insensíveis demais para perceber, ou simplesmente para crer. Ou somos preguiçosos demais para buscar, ou materialistas demais para entender as coisas espirituais. Você pode ser incrédulo como Tomé ou teológico como Nicodemos. O fato é que precisamos detectar os muros que nos impedem de mergulhar na profundidade de Deus. Precisamos quebrar aquilo que nos leva a ser meros robôs evangélicos.

Deus é muito profundo, muito maravilhoso. Mas para descobrirmos a intimidade Dele precisamos buscar, buscar e buscar. Não somente através de rituais, cultos e reuniões. Mas com o coração ardendo em qualquer lugar. Desde aquele quartinho escuro de sua casa, o seu escritório, até a biblioteca de sua escola, são lugares que podem se tornar lugares de adoração (Jo 4.21).

Não seja um mero robô adorador, que está programado apenas para ir aos cultos ou trabalhar para a igreja. Você foi programado por Deus para ser um adorador espontâneo, solto e livre como um pássaro. E você precisa conhece-Lo não apenas de ouvir falar, mas de com Ele estar.

Acredite, conhecer a Deus e Sua intimidade é algo que vale a pena fazer... (Lc 10.41,42)

Um abração em Cristo Jesus

Ministrando a Deus ou aos homens?

Por Ramon Tessmann

“...servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens...” (Efésios 6:7).

As dificuldades que um dirigente de louvor confronta enquanto está conduzindo o povo na adoração congregacional são inúmeras. Dentre as mais corriqueiras e mais discutidas entre os líderes e dirigentes está a excessiva preocupação com a aprovação e agrado dos homens no que diz respeito a sua performance. Na verdade, alguns expõem que a dificuldade está no fato de que nos prendemos demais naquilo que nossos olhos enxergam (o povo, o homem) e esquecemos de adorar “em espírito e em verdade” (ou seja, não dirigimos o louvor a Deus, mas ao povo).

Percebo que muitos dirigentes estão com o coração aflito por causa deste problema. Eles estão com a consciência pesada pois sabem que durante o culto se esquecem (involuntariamente) dAquele que deveria ser o centro de todas as atenções. Alguns já me confessaram totalmente contristados: “Irmão, me ajuda porque eu não consigo me concentrar em Deus, estou muito preocupado com as pessoas!”.

Há algum tempo atrás enfrentei este problema. Sentia-me culpado porque media o sucesso da minha direção na resposta, no “feedback” da igreja. Se eu percebia que o louvor estava fluindo e os irmãos estavam cantando conosco com toda a avidez então concluía que Deus estava “aceitando” a adoração. Se nalgum dia a igreja não estivesse disposta a cantar, então era porque Deus não queria ser louvado, não era dia de louvor, ou seja, os ares espirituais estavam muito tenebrosos (que triste conclusão!).

É um erro pensar que as músicas que agradam as pessoas, são as mesmas músicas que agradam a Deus e são as mesmas que Ele quer ouvir no mesmo momento em que as pessoas querem ouvir. Às vezes, pecamos ao pensar que Deus é apenas mais um na platéia, que a opinião de Deus tem o mesmo peso que a opinião do irmão José. A voz do povo não é a voz de Deus! O povo é o povo e Deus é Deus!

Muitas vezes já falei coisas durante o culto que desagradaram a homens, mas agradaram a Deus. Por outro lado, já falei palavras e cantei músicas para agradar a homens e acabei desagradando a Deus (e por isso me arrependo profundamente). Alguém poderia perguntar: “Então quer dizer que só tenho que cantar e ministrar palavras que desagradam os homens, para agradar a Deus?”. Naturalmente, não. Haverá momentos que o que Deus quer falar vai agradar os homens, vai levar o povo à presença dEle. E aí haverá a tão desejada fluência no louvor, porque a vontade de Deus vai ser valorizada, vai ter peso. Já foi dito: “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1:10).

O que quero trazer à luz neste artigo é que os dirigentes de louvor devem estar mais preocupados com Deus e sua vontade do que com o que o povo vai pensar ou falar de sua performance. Assim os dirigentes podem ficar mais descansados e em paz, pois fazer a vontade de Deus é infinitamente melhor do que fazer a vontade dos homens. Prefiro ser avaliado e julgado por Deus do que pelos homens. Então, meu irmão, descanse em Deus e se preocupe em ministrar a Ele. Deus é misericordioso, já o povo não tem piedade (Marcos 15:14). Procure agradar a Deus. Quanto aos homens... bem, prepare-se... algumas vezes haverá críticas, insatisfação, desagrados, julgamentos e condenações. Quanto a Deus... Ele estará sorrindo para você!

Um abração em Cristo Jesus

Reconheçendo a Liderança no Louvor

Nos estudos passados pudemos compreender a essência do louvor e adoração e, como a unidade entre os ministros de louvores constitui-se fator fundamental para que a adoração flua de coração e alma, ou seja, em espírito e em verdade, sem que hajam barreiras que impeçam de adentrarmos no Santo dos Santos para adorar ao nosso Deus.

A mensagem desta semana enfoca o papel do líder de louvor e da real necessidade do reconhecimento de tal liderança por parte dos seus auxiliares, pois todos nós sabemos que toda liderança provêm do Senhor.


A liderança é algo que deparamos diariamente nos ambientes que costumamos freqüentar. Seja na igreja, no trabalho, na universidade, etc., ela sempre está presente e sem ela não há uma organização, mas sim confusão.


Voltemos o nosso pensamento com relação a liderança no louvor. O que aconteceria se em um grupo de louvor não houvesse um dirigente, um líder. Que desordem seria não é mesmo? Cada um opinaria e o louvor seria disperso, onde a escolha por parte daqueles de temperamento mais forte prevaleceria. É claro que é entre os auxiliares e o líder deve haver um aconselhamento mútuo sobre quais cânticos devem ser ministrados, porém somente um deve ser responsável por conduzir estes cânticos. Um exemplo bem claro sobre liderança no louvor está em Êx. 15: 20-21:


A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou, e precipitou no mar o cavalo e seu cavaleiro.

No texto acima podemos observar nitidamente o papel do líder de louvor. Miriã, após a passagem do povo de Israel pelo Mar vermelho, cheia de júbilo, conduziu o povo a adoração de Deus. O líder de louvor, portanto é aquele responsável por levar, conduzir, a congregação à presença do nosso Deus.


Em suma irmãos, os auxiliares do grupo de louvor devem reconhecer, respeitar aquele que irá ministrar os louvores, buscando a harmonia, a paz e a unidade entre os mesmos, além de cumprir o mandamento de se sujeitar uns aos outros no temor de Cristo.(Ef 5:21).


Via: Evangélicos Online / Portal do Louvor

O Perfil do Líder de Louvor!

A escolha de um líder começa observando sete qualidades necessárias:

Pastores algumas vezes me perguntam o que observar para selecionar um líder de louvor e adoração. Embora a escolha do líder de adoração seja do Senhor – e Ele nos surpreende algumas vezes – bons líderes de adoração normalmente tem certos requisitos:

1. Radicalmente salvos e andando consistentemente com Cristo. Algumas igrejas, sentem-se apressadas para improvisar sua música, podem se sentir tentadas a indicar líderes de louvor que tenham pouco fundamento espiritual. Enquanto habilidade musical e experiência podem ser muito importantes, isto não deve ser mais importante do que o caráter pessoal e o relacionamento com Deus.

2. Um dedicado estudioso da Bíblia. Nem toda música cristã ou de louvor estão em linha com a Palavra de Deus. O líder de adoração precisa estar fundamentado biblicamente para discernir com que tipo de material, ele ou ela esta alimentando as pessoas.

3. Ser capaz de liderar outros em oração. De tempo em tempo, aqueles que estão no grupo de louvor irão inevitavelmente vir ao líder com problemas precisando de oração. Grupos de adoração devem orar juntos antes dos cultos, “Senhor, nós deixamos tudo que pode nos desviar de te adorar”. Com todas as atenções voltadas para o Senhor, eles podem sair e liderar a congregação à presença de Deus.

4. Um líder forte. Se o líder de adoração é apático diante das pessoas, a congregação irá se sentir inconfortável e terá dificuldades de entrar em adoração. As pessoas estão mais prontas a seguir líderes que demonstram confiança e mostram que sabem onde eles estão indo. Líderes de adoração precisam estar prontos para exercer autoridade em várias situações: dizendo as pessoas que é tempo de parar de conversar e começar a adorar; discernindo onde vozes de línguas ou profecias são realmente de Deus; ou segurando alguém que esteja exagerando e distraindo outras pessoas.

5. Um habilidoso músico ou cantor. Davi indicou músicos que eram habilidosos. Isso não significa que é necessário uma graduação em música; mas notas ruins e canções fora do tom devem ser evitados tanto quanto for possível. Músicas com qualidade pobre é uma distração e desvia as pessoas da adoração. Muitos músicos cristãos agem como se eles fossem tão espirituais que não precisassem trabalhar suas habilidades ou treinar e ensaiar suas músicas.

6. Submisso à autoridade. Muitas igrejas tem sido prejudicadas por líderes de louvor que tem suas próprias agendas. Líderes de adoração são subordinados ao Ministério – Deus tem colocado pastores sobre nós. Aqueles que acham que lideram melhor do que o pastor prega precisam lembrar que Lúcifer teve uma decepção igual. Ninguém é mais prejudicial do que alguém que está cheio de orgulho.

7. Um líder de adoração precisa ser conhecedor do seu pastor; sua personalidade, canções preferidas e a visão da igreja. Comunicação é vital. O pastor deve ser ser conhecedor de qualquer acontecimento no departamento de música. O líder de adoração precisa estar ligado com o que está sendo pregado, assim as canções reforçarão as mensagens. O líder de adoração precisa manter harmonioso o relacionamento com o pastor. Eles devem sempre deixar o pastor em posição favorável diante da congregação.

Um efetivo líder de adoração é não apenas alguém que é um bom músico ou cantor que lidera pessoas nas canções. Liderar outras pessoas à adoração requer, primeiro de tudo, que seja um adorador. Como nós genuinamente e passionalmente adoramos ao Senhor, outros também irão compartilhar sua presença

Via: Via: Evangélicos Online / Portal do Louvor

O Encanto Vocal

“Cantar é uma arte”

Desde a renascença, por volta do século XVI, os cantores e artistas se sentiram atraídos por um aprimoramento vocal. Com o surgimento das óperas, cantatas e oratórias, os cantores se envolveram com as técnicas vocais afim de se atualizarem e evoluírem na área do canto.

Hoje em dia, o uso das técnicas vocais tornou-se indispensável para todas as pessoas que usam bastante a sua voz. O canto é uma arte dada por Deus para o seu serviço. Através dos cânticos, a igreja louva ao Senhor, instrui, exorta e aconselha os fiéis. Alegra os que estão tristes e anima os que estão desanimados, além de ser um meio pelo qual, podemos realizar expressões máximas de adoração e louvor ao nosso Criador.

O canto é uma arte que temos certeza de lavar-mos para o céu, e lá juntos com os anjos, num grande coro celestial, cantaremos ao Senhor: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos!”

COMO DEVEMOS CANTAR?

Uma das áreas mais importantes e que precisa estar afinada á a do louvor individual. Em um culto ou reunião de duas horas, um minuto é muito, principalmente quando a programação está cheia. Um trabalho bem dirigido não deixa o povo cansado e nem enfadado. Todos precisam cooperar, inclusive o cantor. Veja algumas dicas:

1.O cantor deverá entregar o Play-Back na posição correta ao sonoplasta antes de ser chamado.

2.Se o vocalista vai cantar acompanhado de instrumental, e já ensaiou não precisa cantar um trecho da música para os instrumentistas.

3.Se o canto for de improviso, não cante sem antes passar pelos músicos sem dizer qual o hino que você vai cantar (discretamente faça o ritmo com pequenos gestos para que eles entrem no tempo certo e não se esqueça de dar a altura que você deseja cantar).

4.O cantor não deve falar muito ao ser chamado para cantar.

5.Não teste os microfones batendo nos microfones, dizendo alô, teste 1,2,3, pois os microfones já foram testados no inicio do culto, e ao falar durante os 15 segundos que você tem direito, você deverá verificar a altura.

6.Ao cantar, observe se há trechos da música em que o som é mais alto, se houver, afaste um pouco o microfone da boca.

7.Não fique mexendo no pedestral enquanto estiver cantando, use o gesto ou expressão para comunicar a mensagem.

8.Não fique andando de um lado para o outro enquanto estiver cantando.

9.Não aponte para ninguém e nem fixe os olhos em uma única pessoa, olhe por cima das cabeças para não tirar a atenção.

A RESPIRAÇÃO

A respiração no canto é um fenômeno natural e espontâneo, realizado pelos músculos itercostais, pélvicos e abdominais que formam um conjunto apropiado ao cantor mais agilidade, firmeza e domínio, requisitos indispensáveis na “arte de cantar”.

1.Antes que o indivíduo aprenda a cantar, é preciso que ele aprenda a respirar corretamente. O aluno de canto precisa aprender a combinar os processos respiratórios para que possa cantar tranqüilo e eficazmente.

2.Na respiração o ar entra para os pulmões, abaixa e estica o diafragma, dilata a cavidade abdominal causando uma expansão do corpo, especialmente do tórax inferior e abdômen superior.

3.Na expiração, o processo se reverte, o ar sai, o diafragma toma sua forma de curva, a expansão criada vai diminuindo, e a pessoa fica pronta para uma outra inspiração.

4.A inspiração pode ser pela boca e pelo nariz.

5.O ar ao passar pelas narinas é filtrado e aquecido tornando-se benéfico às pregas vocais, porém, deve-se tomar muito cuidado para evitar os ruídos.

6.A inspiração pela boca é mais rápida e confortável, sendo indispensável o cuidado de não deixar que o ar frio entre diretamente em contato com a laringe podendo talvez causar um choque térmico nas cordas vocais.

7.Para tanto, o ar deve entrar pela boca, passar pelo palato duro ( céu da boca), aquecendo-se para entrar em contato com a laringe, onda se encontram as pregas vocais. É na expiração que o indivíduo emite os sons vocais. No canto, o ar expirado transforma-se em melodia.

8.Para sustentar uma afinação, o cantor deve apoiar o ar com o diafragma.

9.Para que seu desenvolvimento seja o melhor possível, faça o seguinte quando for cantar:

10.Separe um pouquinho os pés, isso lhe dará mais equilíbrio.

11.O maior segredo da afinação esta na respiração, não respire pondo o ar todo no pulmão pois quando você fizer isso vai fazer barulho no microfone, o que não é bom! Quando você for respirar jogue o ar todo para a barriga, fazendo assim, você não fará barulho no microfone, e ainda conseguirá sustentar uma nota por mais tempo!

Via: Evangélicos Online / Portal do Louvor

Formando Uma Equipe de Louvor

Formar uma equipe de Louvor é o mesmo que formar um Ministério de obreiros dentro da Igreja, o mesmo deve ser tratado e encarado como algo de extrema importância. É de fundamental necessidade, antes de escolher as pessoas para compor um grupo de louvor, o líder ou Ministro de Louvor junto com o Pastor da Igreja, jejuar e orar fortemente para que a escolha não seja precipitada, pessoal ou fora da vontade de Deus. Todo cuidado é pouco, pois uma escolha errada sempre traz grandes e perigosos problemas no futuro, não somente para o desempenho do grupo de louvor mas tambem para todo o crescimento da obra local, e saúde espiritual do corpo de Cristo.

É preciso ter a sensibilidade, discernimento e técnica necessária para estar em primeiro lugar escolhendo pessoas que tem o chamado para o Louvor, isto é, Levitas consagrados e chamados pelo Senhor.

Muitas vezes por a Igreja estar iniciando, Pastores ou lideres de Louvor chamam qualquer pessoa que apareçe na Igreja que demonstra gostar de louvar, tocar ou cantar. Muitas vezes apareçem irmãos(as) que sabem tocar ou cantar muito bem , e pelo empolgamento colocam na frente da batalha sem orar, averiguar e descobrir como anda a vida espiritual dos mesmos.

Todo o obreiro deve primeiramente ser testado, para depois ser consagrado e chamado para a obra, e isto sempre deve ser feito tambem na escolha dos componentes do grupo de Louvor. Existem milhares de grupos de louvor que erraram nesta formação inicial e hoje passam tremendas lutas e provações porque colocaram pessoas sem o chamado para o Louvor, e agora estes estão sendo como que pedra de tropeço.

O Louvor nunca crescerá dessa maneira, o desempenho sempre ficará estagnado, a obra do Senhor terá dificuldades, e principalmente o mover de Deus nunca fluirá durante o Louvor da maneira que Deus quer, tudo isso por uma mal escolha. Deus desde os primórdios Deus separou um povo exclusivo para louvar – Os Levitas, (Nm 1:50 . Nm 3:6 e 7 .I Cr 23:30) e hoje não é diferente. É realmente algo muito delicado a formação de uma equipe de Louvor. É algo que antes de mais nada é preciso muita oração e revelação de Deus. A maneira certa para a escolha vem de joelhos dobrados, vem de lágrimas sinceras derramadas nas madrugadas e até mesmo de auxilio de professionais nesta área. Uma escolha errada mata espiritualmente não somente a performance do grupo, mas principalmente a pessoa que não tem chamado para o Louvor. Leia Numeros 1:51 e verá que Deus disse e determinou: “O estranho que se aproximar morrerá”. Que coisa séria, e que muitas vezes é tratada de qualquer maneira por muitos lideres. Sabedores tambem que Deus não chama apenas os capacitados , mas que capacita os chamados por ele, temos que analisar o caráter do escolhido(a) para o Louvor. Se este irmão(a) tem uma personalidade que permite liderar, se este tem espirito de submissão, se sabe ouvir, se sabe mesmo contra sua vontade seguir o conselho e acatar com a decisão do Pastor ou Líder. Saiba que é preciso ser em primeiro lugar servo de Deus e do corpo de Cristo para fazer parte de qualquer cargo ministerial na Igreja, pois os que não tem chamando geralmente nunca concordam com as decisões dos lideres, tem caráter dificil, e não demonstram os frutos do Espirito que é necessário para trabalhar na seara do Senhor. E o pior é que quando se coloca tal pessoa no grupo de Louvor, para depois tirá-la do grupo é muito difícil, pois o mesmo(a) poderia até memo por rebelião sair da Igreja e se afastar dos caminhos do Senhor. Que perigo!!! Que situação!!! O que fazer? Em primeiro lugar como disse orar muito antes de tomar qualquer decisão. Para cantar ou tocar num grupo de Louvor é preciso ter chamado e não qualidade vocal e instrumental. Pois Deus vai capacitando os chamados a cada dia.

É preciso tambem treinar, tomar aulas e se aperfeiçoar, pois sem isso, mesmo o que é chamado nunca irá muito longe em seu ministério de Louvor. O Cantor(a) tem que pegar aulas de canto, o instrumentista aula com professores ungidos para que cada um cresça em sua área. Pois Deus tem seus professores que são usados exatamente para este propósito: o de ensinar, aprimorar e aperfeiçoar os chamados de Deus. Essa história que os Levitas já nascem sabendo é errônea, pois embora sejam escolhidos desde o ventre, isso não quer dizer que não precisam de auxilio, técnica e aulas de ensino. Saiba que os escolhidos aprendem fácil e os que não são levitas demoram muito para apreender, quando estes chegam e conseguem aprender algo. Lembro-me de quando meu Pastor me chamou para liderar o louvor que estava iniciando em nossa Igreja. Que coragem!!! Eu era desafinado, achava que não sabia cantar ( e até hoje reconheço que preciso aprender muito mesmo) e mesmo assim ele acreditou em min, dando o voto de confiança e cobrindo minha vida de orações. Quando olho para trás vejo que o Pastor Maciel Figueiredo teve antes de mais nada muita ousadia por esta escolha. Mas por ser um servo de Deus, este Pastor me escolheu por ter sentido de Deus uma vocação em min para esta obra. Eu era como Davi, que mesmo pelo seu pai era desprezado e ninguem reconhecia seu valor. Na escolha para o Rei de Israel , Davi foi o último a ser apresentado ao Profeta Samuel. Nem mesmo o proprio Pai de Davi acreditava que ele teria o valor necessário para ser Rei. Mas Davi era o escolhido.

Muitas vezes os escolhidos estão nos bancos das Igrejas, e os que não tem o chamado para o Louvor estão na frente da batalha, enfraquecendo o corpo de Cristo e atrapalhando o mover do Espirito Santo durante o Louvor. Que realidade triste!!! Formar uma equipe de louvor é uma benção de Deus quando acertamos na escolha. Pois a Igreja notará o crecimento do mesmo e sentirá que o Espirito Santo de Deus está capacitando cada um, e que o entrosamento está chegando, que a união é visível e real, que as vozes do coral estão se encaixando e a harmonia musical é notável e sensivel. Isto é prova de escolha certa. A Igreja sempre será o termômetro que medirá a o fluxo espiritual no Louvor. Se a Igreja louva de coração, em Espirito e em verdade, se a Igreja chora no poder de Deus, se almas são libertas no poder do Louvor, se acontecem salvação de vidas nos cultos, saiba , o grupo de Louvor de sua Igreja está no caminho certo.


Aleluias!!! Que maravilha é tal grupo de Louvor. Este é o papel de um grupo ungido: restaurar vidas, libertas os cativos, salvar os perdidos, e preparar os corações, almas e Espiritos dos membros para ouvir a Palavra de Deus.


Via: Evangélicos Online / Portal do Louvor

É Preciso Vencer uma desunião!

Vencendo a desunião no Grupo de Louvor por Christiano Carneiro Existem certas realidades na vida que são inegáveis. Até mesmo pela troca de experiências, tantos relatos e queixas de irmãos, músicos, líderes de Louvor e Ministros, que vez por outra estão sempre se esbarrando na mesma tecla: A desunião e contenda entre os componentes do Grupo. Porque isso? Precisamos entender que existe um motivo muito sério para que tudo isso as vezes aconteça, seja de uma maneira sempre visível, ou algo espontâneo dentro dos ensaios e reuniões.


São vários fatores, vamos abordar a luz do conhecimento e da palavra apenas a raiz deste problema que deve ser resolvido. Todos nós sabemos que no princípio da Eternidade, Deus tinha criado um ser portador de uma luz imensa, capaz de gerar uma adoração profunda, um querubim ungido! Ele era supostamente “o lider do louvor e adoração nos céus”. Estava em posição especial. Contudo isso, este querubim ungido acabou por achar que poderia ser como Deus. Achou que poderia ter os anjos e arcanjos louvando a ele mesmo ao invés do criador Todo Poderoso. Então planejou uma verdadeira rebelião contra Deus. Estava determinado. Por ser respeitado, conhecido e dotado de diferentes grandezas, seu plano foi difundido entres os seres angelicais. Foi tão sério, tão bem executado, que consiguiu levar com ele 1/3 dos Anjos. Deus por sua justiça permitiu que estes seres se rebelassem, então foram imediatamente expulsos dos céus, da glória e majestade, para as trevas no universo e abismos. Perceberam que foram rejeitados, que perderam seus corpos celestiais. Desde então existe o ódio, a maldade, e a vingança nestes seres chamados agora de demônios, espirito malignos, principados e potestades.


Agora aquele querubim ungido é chamado de lúcifer, satanás, o príncipe das trevas. Este ser odeia o verdadeiro louvor. Odeia quando encontra verdadeiros grupos de louvor que adoram o Pai em Espirito e verdade, porque ele e os anjos assim o faziam antes. Como sabe que perdeu a batalha contra Deus , agora seu plano, sua fúria é destinada aos verdadeiros adoradores na terra. Contra todos aqueles que são instrumentos nas mãos de Deus no Louvor.


É contra este povo e os Pastores que Satanás e seu exército procura destruir rapidamente, pois sabe que estes são usados por Deus para vencer as batalhas, destruir as obras malignas e ganhar almas para o reino de Deus. Para conseguir vencer , o inimigo ainda continua arquitetando o seu plano usando as mesmas táticas do passado. A rebelião. De uma maneira sútil ele vai se infiltrando, lançando suas setas nos componentes do grupo para acharem a mesma coisa que ele tambem pensou um dia: Que era o melhor, sabia de tudo, intocável e invejoso.


Se uma destas setas atingir pelo menos uma pessoa no grupo, satanás consegue manchar o verdadeiro mover de Deus no Louvor Congregacional. Isso acontece frequentemente quando um músico, um cantor(a) acha que seus palpites sãos os certos. Que seus pontos de vistas são sempre os melhores. Não estão verdadeiramente dispostos a ouvir e respeitar as decisões do Lider do Grupo. Acham que podem estar até mesmo no lugar dele.


No fundo esse e outros sentimentos parecidos vem inicialmente de setas lançadas durante toda a semana. Como satã não pode entrar e suportar o verdadeiro louvor congregacional , ele tenta com estas setas ferir e semear nos irmão(as) a contenda, rebelião e discóridia. Isso é algo tão sério e prejudicial que se não for cuidado e tratado pode causar sequelas até mesmo na personalidade do irmão(a) contaminado. Com o passar dos anos, essa semente vira raiz, que gera uma arvore e mostra a todos os momentos os frutos da inimizade, insubmisão e outros sinais. Para vencer essa bareira, essa cadeia e algema é preciso o verdadeiro amor, a oração e até mesmo o jejum. Quando intercedemos ao Pai, quando amamos de verdade nossos irmãos(as) mesmo vendo seus erros e lutas, quando oramos juntos, conversamos na sabedoria de Deus, coisas maravilhosas acontecem pois então o poder de Deus é emanado do seu trono para limpar as impurezas, curar as feridas interiores, “lavar”a nossa alma e corpo no sangue de Jesus. Quando isto acontece o grupo de Louvor ganha, a Igreja e o corpo de Cristo sentem a diferença. Então as almas são libertas e milagres acontecem durante as ministrações do grupo de Louvor.

Pare para pensar, analize-se agora você mesmo, veja no seu interior se algo tem feito você se rebelar, ou até mesmo algum pensamento ou atitude que machucou, feriu ou causou danos ao nosso próximo. O Senhor Jesus te ama, Ele neste momento sonda o teu coração, e o Espirito Santo de Deus que convence o Homen do pecado e da justiça de Deus lhe toca para dar forças do Pai para continuar, para proseguir e fazer a obra de Deus com mãos limpas e coração puro. Todos nós temos que melhorar, crescer no conhecimento e poder do Senhor, todos precisamos a cada dia renunciar o nosso eu, a carne e o mundo. Oremos ao Pai e veremos a sua Glória manifestada em nós aonde quer que estejamos. Seja enquanto Louvamos ao Senhor diante das congregações dos justos nos períodos de Adoração, seja em casa, no trabalho, na Igreja e nos relacionamento pessoal nosso com cada irmão(a).


Somos vencedores, naquele que nos fortalece. Usemos de nosso amor e armas espirituais para vencer aquele que é perdedor. O que foi pisado e esmagado com a vitória de Cristo Jesus na cruz do Calvário.Vamos honrar ao Senhor pela tremenda benção nos concedida, de sermos adoradores, guerreiros e vencedores com ele. E que um dia estaremos juntos para todo sempre, adorando ao Senhor na Jerusalem Celestial, cantando e dizendo” Santo, Santo, Santo” é aquele que venceu e com seu sangue comprou povos, linguas, tribos e Nações!!! Louvemos ao Senhor!!! Amen. “E ouvi uma voz do céu, que dizia: – Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.” Ap 21:3

Via: Evangélicos Online / Portal do Louvor

Os Resultados dos Playbacks no Ministério de Música

Algumas denominações permitem que pessoas ou outros grupos que não pertençam ao Min. de Música cantem no culto. Essa realidade existe na máioria das igrejas Pentecostais. No entanto, esses irmãos tendem a usar, em sua maioria, os chamados “play-backs”.
Sugiro aos irmãos que evitem o uso deste mecanismo dentro dos cultos e quero citar alguns motivos:

1. Desmotiva os músicos da Igreja:

Existem Igrejas que têm músicos excepcionais e outras nem tanto. Todos eles estão ali, acima de tudo, para servir. Imagine o sentimento dos músicos quando alguém vem com uma fitinha cantar um hino que na maioria das vezes eles conhecem. Eles se sentem desvalorizados dentro da Igreja. É como se esta pessoa que está cantando não tomasse conhecimento de sua existência. Eles se sentem verdadeiros inúteis, incapazes de suprirem as necessidades que aqueles irmãos sentem ao cantarem aquela música. Por outro lado, imagine a satisfação dos mesmos músicos quando você os convida para acompanha-lo. Com certeza eles vão se sentir acima de tudo respeitado pelos irmãos da Igreja.


2. Falta de qualidade na maioria das gravações:

A maioria dos irmãos que usam este artifício tem o costume de usar fitas cassetes (piratas na maioria) com má qualidade na gravação. Como já mencionei, às vezes são fitas piratas ou então, são gravados em aparelhos de som caseiros, o que também implica na qualidade final da gravação. Pode ocorrer também que a Igreja não tenha um equipamento profissional, que seja precário ou de uso doméstico. Todos esses itens ajudam no mau andamento do culto.

3. Cuidado com o “showzinho”:

O momento do Louvor deve ser expresso com a Congregação. No estudo intitulado “Você está apto a cantar no culto?” coloquei que apenas os Ministros de Músicas e os pastores devem estar no púlpito. Pessoas que querem cantar uma música para a Igreja deveriam pensar muito bem se ali é o momento certo para fazê-lo. Você pode dar a impressão perante a Congregação que quer fazer um show particular no púlpito. Cuidado para não levar fogo estranho no santuário.

4. O registro de voz da pessoa não abrange o tom daquela música:

Os play-backs saem do estúdio de acordo com o tom original do intérprete que gravou a música. Certos “cantores” da Igreja acham aquela música muito bonita e que devem cantá-la no culto, mas não alcançam o tom dela. Para eles está tudo muito lindo, maravilhoso porque acham que vão cantar aquilo para o Senhor e se aborrecem se alguém dizer pra eles que estão desafinando. Será que realmente estamos sendo coerentes ao sabermos que estamos desafinando e ir ao púlpito cantar aquilo de qualquer jeito, só porque a música é bonita? Lembre-se que devemos oferecer o melhor ao Senhor.

Enfim irmãos, estes são alguns itens que compartilho com vocês a respeito do play-back. Alguns cantores são convidados para cantar em algumas igrejas.


Gostaria de lhes compartilhar uma experiência: certo dia fui a Florianópolis participar do “Condomínio de Louvor e Adoração” na Igreja Sara Nossa Terra. O ministrante era Benê Gomes. Nas ministrações de Louvor e Adoração, ele aproveitou os músicos que faziam parte daquela Igreja para acompanhá-lo nas ministrações. Não usou nenhum play-back. Tudo foi ao vivo e foi bem mais gostoso. Coloco isso para dizer-lhes que fica bem mais agradável quando podemos compartilhar a ministração do Louvor com os músicos da Igreja. Isso nos dá mais liberdade para podermos ministrar e não nos preocuparmos se a gravação vai acabar ou não.


Às vezes, o Espírito Santo nos guia para repetirmos mais vezes o refrão ou um trecho determinado da música, fato que seria impossível numa gravação.

Como Ministrar um Louvor Congregacional II?

Como Ministrar um Louvor Congregacional – Parte 2

MINISTRAÇÃO

Como é maravilhoso estar diante de um grupo de louvor, que realmente busca ministrar através de cânticos de adoração.
A tarefa do Louvor é libertar, operar, abençoar os irmãos, é preparar os corações para a palavra de Deus. Um bom grupo de Louvor tem de saber explorar os benefícios que traz a congregação, quando consegue realmente ministrar a presença do Espírito Santo de Deus. Ás vezes se faz necessário dar um reviravolta na maneira de cantar e tocar os cânticos, geralmente os momentos que, nem se quer estão sendo cantados por exemplo, são os que mais tocam.

Como é bonito ver e ouvir um grupo inteiro glorificando a Deus, buscando a presença de Deus, todos adorando e louvando, os instrumentos tocando uma melodia espontânea de adoração, as vozes bem suaves dos componentes do grupo dando gloria, aleluia, enfim, tendo um perido de 5-10 minutos de busca, entrega, e comunhão com Deus. O Louvor é isso. É uma arma poderosa para trazer renovo de vida a muitas almas, é arma que quebra corações duros, que expulsa todo poder das trevas, que toca e salva, que cura e opera grandes coisas. Para isso é preciso que o Grupo de Louvor esteja totalmente unido e Epírito e amor, que estejam entrosados, ligados e concentrados no mover do Espirito Santo.


Uma vez eu estava com o grupo de Louvor ensaindo na Igreja. Então apareceu uma mulher do lado de fora, ela começava a ouvir os canticos e aos poucos foi se aproximando ao ponto de ficar olhando atrás da janela de vidro na porta. A Igreja estava aberta, mas essa porta que dava entrada ao Templo estava fechada. Na mesma hora pedi para que meu irmão mais novo abrisse a porta. Continuamos ensaiando, eram poucas pessoas naquela hora, somente eu, o Tecladista e meu irmão. O Grupo ainda não tinha chegado. Enquanto tocávamos ali e buscávamos a presença de Deus no Louvor, pude notar que naquela mulher havia algo movendo seu coração. Ela chegava mais perto, mudava de cadeira, fechava os olhos e se ajoelhava. Quando começei a orar louvando ao Senhor, percebi que havia uma força contrária tentando impedir ela de se libertar na presença de Deus. Enquanto o tecladista tocava, pedi a ele que apartir daquele momento pudesse tocar de todo o seu ser, com unção, determinação e fé, pois teríamos uma luta espiritual pela frente. Começei a falar para aquela irmã que Jesus havia lhe trazido alí para poder operar em sua vida. Ela concordou, disse que estava de passagem por ali, e que ouvindo o som das musicas (mesmo sendo de origem hispânica) ela pudia entender o significado das musicas e uma paz via sobre ela. Ela afirmou ter sentido algo dentro dela que a levou até alí. Enquanto o tecladista tocava numa unção tremenda e eu alí sentindo a presença de Deus cantando, pedi que ela viesse até a frente para receber uma oração. Fiz o apelo e ela aceitou Jesus, na oração de confissão percebir que haviam espíritos malignos dentro dela que a impediam de confessar. Foi quando dei dois passos para trás, e começei a louvar ao Senhor em cânticos espirituais espontâneos. Imediatamente aquela pessoa caiu endemoniada e começava a se rastejar pelo chão como uma cobra que teve sua cabeça pisada e destruida. Impûs as minhas mãos sobre ela e expulsei toda as trevas no nome de Jesus.

Isto é uma prova real que o louvor é uma arma de libertação, de milagres, de renovação e restauração de vidas. É preciso ver de verdade o louvor operar e nem sempre o mover está nas canções em si, na melodia, no coral de vozes nem no som dos instrumentos, mas o mover de Deus no louvor se percebe, se vê, que é nos momentos de ministração epiritual e musical dos canticos que acontecem coisas tremendas. Cante várias vezes o refrão daquela musica de adoração que a congregação tanto gosta.Cada vez mais suave, 1, 2 , 3, 4 vezes, sem pressa, peça ao povo que começe a orar em voz alta, que começe a agradecer, que o vocal do grupo começe a glorificar ao Senhor, começe a cantar canticos novos e deixar que o louvor a Deus contagie toda a congregação.


LIDERANÇA É fundamental que exista um líder a frente de um grupo de Louvor. Este tem que acima de tudo ter um Espírito de humildade, de união e de adorardor. Geralmente quem assume esta posição é o Ministro(a) de Louvor. É aquela pessoa que ministra os cânticos, que canta e se comunica com a congregação durante o periodo de louvor. Muitas pessoas acham que esta pessoa tem que ter um curso superior, que tem que ter diploma e participado de Seminários Teológicos e de Música. Eu penso assim tambem, mas acho que isso não deve ser determindado, obrigatório e exigido. O Ministro de Louvor tem que ter em primeiro lugar o dom, o chamado para ser Ministro de Louvor, muitas vezes essa pessoa nem mesmo sabe tocar um teclado, guitarra, não sabe ler partitura e cifras. Ela sabe sim, cantar com júbilo e adoração, gosta de Louvor, de música gospel e alem de tudo tem o dom de se comunicar bem e compor cânticos.


A verdadeira escola está na prática, no aperfeiçoamento, do treinamento específico e na força de vontade e determinação que vem do Espírito Santo.

Ser lider é saber manter todo o grupo em união, em júbilo. É saber dividir as responsabilidades com as pessoas certas. É manter a organização em geral, a descência, é saber ouvir e reconhecer que estamos tratando de seres humandos, portadores de opiniões e sentimentos. Um grupo de Louvor tem que ter reuniões frequentes. Pelo menos uma vez por mês reserve um tempo para que todo o grupo possa se reunir, e após uma oração feita por cada um, de mãos dadas, cada membro possa dizer aquilo que está achando de positivo no grupo e tambem aquilo que se pode melhorar. É uma reunião para buscar novas metas, para melhorar a performance do grupo e não uma reunião de críticas. Sempre olhando para frente, para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. O Líder tem que sempre anotar os pontos principais da reunião para apresentar ao grupo, tem que estar sempre buscando alcançar novos degrais.

Renovar o repertório dos cânticos, cuidar para que tudo ocorra bem, orar para que Deus envie os músicos que ainda faltam, que envie tambem pessoas capacitadas para a obra do louvor no vocal e instrumentos. Há sempre espaço para mais um no grupo de Louvor, a não ser que seu grupo já tenha uma orquestra toda formada, é claro. No entanto não se pode ter mais que dois tecladistas, pianistas e um baixista tocando ao mesmo tempo. Se houver muitos músicos em sua Igreja, é válido a opção do Líder de selecionar novos grupos, e permitir que estes apresentem tambem frequentemente, caso se observa uma boa e positiva atuação.

O Líder do Grupo tem que ter a visão do Louvor, tem que manter todo o relacionamento do grupo em si, do grupo para com seu Pastor, e do grupo para com a Igreja em perfeita harmonia. O Louvor é realmente muito visado pelo povo e tambem pelo Inimigo. Dizem que depois do Pastor Presidente da Igreja, o inimigo tem mais ódio e perseguição pelo líder do grupo de Louvor. Esses são seus dois alvos principais. Ser líder é não somente saber liderar e se comunicar bem, é ter um chamado, uma determinação: Ser um vaso de honra nas mãos do Senhor. É uma benção de Deus ser o Ministro(a) de Louvor na congregação. É um cargo visível, que está no campo em que todos gostam: Cânticos de Louvor e Adoração. É muito bom mesmo estar no púlpito, ser um verdadeiro Sacerdote, um ministrador de bençãos no louvor, ver a Igreja louvando, pessoas glorificando, chorando e sendo restauradas. É muito bom mesmo saber que se tem o controle do grupo, das decisões, do fluxo musical nos louvores. O Líder tem a condição de implantar seu próprio estilo, gosto e visão. É uma benção de Deus, mas por outro lado, a palavra de Deus diz: “A quem muito é dado, muito se lhe será cobrado” Qualquer erro, falha, pecado e desobediência de um Líder de Louvor, pode manchar toda a credibilidade do Ministério em Geral. Existe um preço a pagar. O Preço da olaria de Deus. Peça ao Senhor o dom da sabedoria, o da humildade, coloque-se nas mãos do Senhor e peça a ele que molde sua vida e carater. Confie sempre Nele. Saiba que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e são amados por Ele.


Seja um Líder de verdade, seja respeitado, reconhecido, e sempre pergunte aos irmãos (as) o que eles mais gostam na performance de grupo, peça ajuda ao seu Pastor, e reconheça o Senhor em todas as suas atitudes e palavras colocando-o sempre em primeiro lugar. Tome as decisões certas e prudentes, sempre em acordo com o Pastor, e saiba separar amizade de professionalismo. Tem líderes que não sabem falar não, outros não sabem falar sim. Seja um que sabe harmonizar tudo com a sensatez e prudência. Reúna com o grupo e seja sincero, aberto, educado, conte a eles as dificuldades, os planos, peça ajuda e oração, e nos momentos de mais luta e tribulação convoque um jejum geral de todos os participantes do grupo. Ore sempre de mãos dadas e dê a oportunidade aos membros de orarem e pedirem as bençãos de Deus. Olhe nos olhos. Ouça muito e fale pouco. Todos os seus passos, palavras e atitudes estão sendo vigiados, anotados. E que para Glorificar o nome de Jesus na sua vida, seja um líder cheio do poder de Deus, da ousadia e intrepidez na palavra. Tenha uma vida diária de oração e comunhão com Jesus e verá que seu desempenho como Ministro de Louvor, Servo de Deus e irmão em Cristo vai ganhar novos rumos. Deus te escolheu, Jesus te ama e conta com você e o Espírito Santo te capacita mesmo


Como Ministrar um Louvor Congregacional?

Existem várias técnicas que podem ensinar qualquer irmão ou irmã a ministrar um louvor diante de Deus para a congregação. Técnicas existem e ajudam, mas o mais importante é ter a certeza de estar no centro da vontade de Deus e do seu chamado espeçífico para o Louvor.Dentre as inúmeras qualidades de um Ministro de Louvor, este tem que primeiro estar com uma vidasanta, reta e agradável aos olhos do Senhor.O que ministra louvor tem que estar ministrando tambem exemplo de vida, de santidade, de amor, deunião e de humildade. Assim o Senhor terá condições de abençoar e ensinar a cada dia mais, como ministrar um Louvor. Ministrar Louvor é levar pessoas a adoração a Deus. Ministrar Louvor é buscar o mover do Espirito Santo na congregação atraves de cânticos.

OS CANTICOS CERTOS NAS OCASIÕES CERTAS.

O ministro de Louvor tem que ter a percepção espiritual para saber quais os cânticos certos para aquela ocasião, sempre buscando uma linha cujo os temas e mensagens estão de acordo entre si. Não é aconselhável mudar a direção dos temas e mensagens dos cânticos, principalmente no momento de adoração ao Senhor, pois imagine só você cantando um cântico de busca e entrega ao Espirito Santo, e quando começa a sentir um toque, um fluir do Espirito, o ministro muda a direção do cântico e começa a cantar uma música sobre libertação,sobre união entre os membros da Igreja, ou sobre o perdão dos pecados, ou mesmo salvação. É claro que há exeções, mas nem sempre isto deve acontecer. É preciso descobrir o fluxo e sentido das canções de cada cântico, para cada culto e situação. Eis aqui alguns temas e mensagens dos cânticos congregacionais: Exaltação, Adoração, Poder, Perdão, Batismo no Espírito Santo, Libertação, Milagres, Salvação e outros mais.

A COMUNICAÇÃO IDEAL.

O bom Ministro é aquele que se comunica bem, canta bem, e tem unção. É preciso saber falar na hora certa seguindo sempre o fluxo espiritual da congregação. Se o povo não está batendo palmas com firmeza e união, deve-se falar e pedir ao povo que batem palmas todos os povos& seno momento de adoração a maioria estiver desligada e destraída pode-se por exemplo pedir para que todos fechem os olhos, que levante as mãos e que começem a falar palavras de amor, de agradecimento e sinceridade ao Senhor& Se no momento de Louvor perceber que o povo não está cantando e correspondendo pode-se tranquilamente pedir aos músicos que parem de tocar para ouvir apenas as vozes da congregação cantando juntos, formando um lindo coral de vozes ao Senhor& É preciso sempre manter o controle da situação e quando o povo estiver louvando e adorando o Senhor em Espírito e Verdade, procurar não falar nada, apenas deixar que o próprio cântico fale ao coração das pessoas. Falar demais acaba atrapalhando o mover do Espirito Santo nas pessoas e não falar nada, causa vazio no Louvor Congregacional. Jamais dê testemunhos pessoais durante o louvor, ou pregue a palavra, ou abra a Bíblia e começe a ler longos versículos e dar explanações, deixe isso para o decorrer da programação do culto ou podem pensar que você deveria ser um pregador, ou professor de escola dominical e de novos convertidos, e não o Ministro de Louvor da Igreja. Cultos organizados tem hora certa para cada momento. Nos hinos de Louvores com ritmos rápidos pode-se se expressar com uma voz mais alta e ungida, mas no momento de adoração a voz tem que sempre ser bem suave, de acordo com o cântico, enquanto ministra e se comunica com a Igreja. Momentos de adoração devem sempre seguir com uma percepção musical suave dos intrumentos e na voz e comunicação do Ministro. Comunicar certo é conseguir manter o nível excelente de participação dos membros no Louvor e levar pessoas a abrirem seus corações ao Senhor e se entregarem ao Espirito Santo. Um Ministro de Louvor tem que conseguir levar pessoas a verdadeira adoração através de uma comunicação ideal, prudente, sensata e ungida. Muitos só dizem: Vamos aplaudir ao Senhor, Aleluias, Glorias a Deus e Amén. Outros falam demais e acabam transparecendo que querem dirigir um culto, pregar ou até mesmo aparecer. Mantenha suas palavras de acordo com a recíproca do povo. Assim seu êxito será certo.

Existem várias técnicas que podem ensinar qualquer irmão ou irmã a ministrar um louvor diante de Deus para a congregação. Técnicas existem e ajudam, mas o mais importante é ter a certeza de estar no centro da vontade de Deus e do seu chamado espeçífico para o Louvor.Dentre as inúmeras qualidades de um Ministro de Louvor, este tem que primeiro estar com uma vidasanta, reta e agradável aos olhos do Senhor.O que ministra louvor tem que estar ministrando tambem exemplo de vida, de santidade, de amor, deunião e de humildade. Assim o Senhor terá condições de abençoar e ensinar a cada dia mais, como ministrar um Louvor. Ministrar Louvor é levar pessoas a adoração a Deus. Ministrar Louvor é buscar o mover do Espirito Santo na congregação atraves de cânticos.

OS CANTICOS CERTOS NAS OCASIÕES CERTAS.

O ministro de Louvor tem que ter a percepção espiritual para saber quais os cânticos certos para aquela ocasião, sempre buscando uma linha cujo os temas e mensagens estão de acordo entre si. Não é aconselhável mudar a direção dos temas e mensagens dos cânticos, principalmente no momento de adoração ao Senhor, pois imagine só você cantando um cântico de busca e entrega ao Espirito Santo, e quando começa a sentir um toque, um fluir do Espirito, o ministro muda a direção do cântico e começa a cantar uma música sobre libertação,sobre união entre os membros da Igreja, ou sobre o perdão dos pecados, ou mesmo salvação. É claro que há exeções, mas nem sempre isto deve acontecer. É preciso descobrir o fluxo e sentido das canções de cada cântico, para cada culto e situação. Eis aqui alguns temas e mensagens dos cânticos congregacionais: Exaltação, Adoração, Poder, Perdão, Batismo no Espírito Santo, Libertação, Milagres, Salvação e outros mais.

A COMUNICAÇÃO IDEAL.

O bom Ministro é aquele que se comunica bem, canta bem, e tem unção. É preciso saber falar na hora certa seguindo sempre o fluxo espiritual da congregação. Se o povo não está batendo palmas com firmeza e união, deve-se falar e pedir ao povo que batem palmas todos os povos& seno momento de adoração a maioria estiver desligada e destraída pode-se por exemplo pedir para que todos fechem os olhos, que levante as mãos e que começem a falar palavras de amor, de agradecimento e sinceridade ao Senhor& Se no momento de Louvor perceber que o povo não está cantando e correspondendo pode-se tranquilamente pedir aos músicos que parem de tocar para ouvir apenas as vozes da congregação cantando juntos, formando um lindo coral de vozes ao Senhor& É preciso sempre manter o controle da situação e quando o povo estiver louvando e adorando o Senhor em Espírito e Verdade, procurar não falar nada, apenas deixar que o próprio cântico fale ao coração das pessoas. Falar demais acaba atrapalhando o mover do Espirito Santo nas pessoas e não falar nada, causa vazio no Louvor Congregacional. Jamais dê testemunhos pessoais durante o louvor, ou pregue a palavra, ou abra a Bíblia e começe a ler longos versículos e dar explanações, deixe isso para o decorrer da programação do culto ou podem pensar que você deveria ser um pregador, ou professor de escola dominical e de novos convertidos, e não o Ministro de Louvor da Igreja. Cultos organizados tem hora certa para cada momento. Nos hinos de Louvores com ritmos rápidos pode-se se expressar com uma voz mais alta e ungida, mas no momento de adoração a voz tem que sempre ser bem suave, de acordo com o cântico, enquanto ministra e se comunica com a Igreja. Momentos de adoração devem sempre seguir com uma percepção musical suave dos intrumentos e na voz e comunicação do Ministro. Comunicar certo é conseguir manter o nível excelente de participação dos membros no Louvor e levar pessoas a abrirem seus corações ao Senhor e se entregarem ao Espirito Santo. Um Ministro de Louvor tem que conseguir levar pessoas a verdadeira adoração através de uma comunicação ideal, prudente, sensata e ungida. Muitos só dizem: Vamos aplaudir ao Senhor, Aleluias, Glorias a Deus e Amén. Outros falam demais e acabam transparecendo que querem dirigir um culto, pregar ou até mesmo aparecer. Mantenha suas palavras de acordo com a recíproca do povo. Assim seu êxito será certo.

POSTURA

O Ministro de Louvor tem que estar a vontade no altar. Ele tem que caminhar por todos os lados. Existem Ministros que são como estátuas, ficam parados no mesmo lugar durante todo o Louvor. A Igreja acaba ficando parada, fria e imóvel tambem. Outros se mexem tanto, correm tanto e fazem tantos gestos que mais parecem atletas excepcionais ou professores de aeróbica. Cansa a congregação só de olhar e acompanhar. O Ministro de Louvor tem que ter a liberdade de caminhar (isto impõe segurança) de se expressar com gestos em alguns cânticos (gera participação da Igreja) de olhar nos olhos da congregação em geral ( mostra confiança e autoridade, e não insegurança, fragilidade e medo de encarar as pessoas, pois tem Ministros que fecham os olhos e esqueçem do resto e de observar o fluxo na Igreja) de se ajoelhar em momentos de adoração (mostra submição e humildade). Tudo isto deve ser com prudência, sabedoria e sensibilidade espiritual. Obedeça sempre o Espirito Santo e tudo será uma benção para você e a Igreja. Onde há o Espirito Santo, aí há liberdade, lembre-se que você é livre para adorar ao Senhor com danças, cânticos, júbilo mas sempre com a reverência que é devida ao nosso Deus.

ESPONTANEIDADE.

Ministros de Louvor que seguem exatamente aquilo que estava programado nos ensaios e antes dos cultos, podem estar falhando na sensibilidade musical e espiritual. É obvio que não é normal ficar mudando a direção dos cânticos e louvor, mas sempre é preciso estar atento para saber quando deve-se fazer sinal aos músicos para tocarem mais suave, mais baixo ou mais alto, que deixem só a congregação cantando junta, ou que se repita várias vezes o mesmo coro, que faça silêncio absoluto para uma maior busca, entrega e sensibilidade ao mover do Espírito Santo, que se inicie mais uma vez a canção para maior aproveitamento ou que os músicos continuem tocando a melodia da canção para que a Igreja possa cantar um cântico novo pessoal e e espiriual. Tem que haver flexibilidade, espontâniedade no Ministro e no período de Louvor, pois a vontade de Deus nem sempre é a do homen, por mais que sejamos organizados e programados.

Como compor cânticos ao Senhor

Como compor cânticos ao Senhor
Começe lendo o livro de Salmos, naqueles momentos seus de mais comunhão e intimidade com o Senhor, e ao escutar uma música cristã instrumental tocando suavemente no fundo e tente fechar os seus olhos e começe orando ao Senhor em forma de cânticos, solte-se na presença do Espírito Santo e deixe Ele colocar em seus lábios cânticos novos, que Ele possa tomar todo o seu ser, e levar-te a adorá-Lo de uma maneira maravilhosa, sincera, ao ponto de haver uma comunicação entre você e Deus e vice-versa.

Abra mesmo seu coração e cante ao Senhor o que de mais profundo existe dentro de você. Pois quando nos entregamos e temos comunhão com o Senhor, sabemos que naquele momento podemos realizar grandes coisas, e uma delas, é compor cânticos novos, assim como Ele próprio nos pede: “Cântai um cântico novo” Só não esqueça de gravar antes qualquer experiência como esta, pois você certamente vai querer lembrar de como cantou aquela música, você até dirá: Puxa, e ficou tão bonito, não acredito que foi eu que fiz isto! DIRETRIZES É impressionante como se vê hoje no mercado, CD. s com músicas boas, alguns que não saem das prateleiras, dos planos, sonhos e outros que estão fazendo tanto sucesso e atraindo tantas produtoras de peso, pois agradam a grande maioria do povo de Deus espalhado pelas Igrejas. Porque isso? Por que existem os compositores(as) que antes de compor suas músicas e CD. s traçam suas diretrizes. Qual a linguagem que adotará, qual público principal, qual seu próprio perfil, quais os temas a serem usados nas canções e CD, e etc… Aqueles que descobrem qual vocação certa possuem dentro de um estilo musical, são os que estão e sempre estarão em mais evidência no mercado. Pois criar e compor é algo que deve sair de dentro de você naturalmente. Nunca de uma maneira forçada e precipitada.

Quando você se posiciona de dentro para fora, quando descobre um universo lindo, cheio de razões para adorar, agradecer e engrandecer o Senhor na sua própria vida, você então terá condições de realizar grandes coisas nas mãos do Senhor. E se existe em você a vontade e certeza de um chamado para Louvor: Acredite mesmo, lute, busque o estudo e a técnica adequada, coloque sempre o Senhor em primeirolugar,e Ele te usará para Honra e Glória do Seu Nome.

Deus está procurando por verdadeiros adoradores. Seja um deles. Adore ao Senhor, compondo cânticos de Louvor e Adoração. Se você é essa pessoa, que guarda dentro de si o interesse, motivo, prazer e determinação para ser usado pelo Senhor no Louvor & Prepare-se: O Senhor já está trabalhando na sua vida neste aspecto. É por isso que você está iniciando a leitura deste simples livro de louvor com tanta alegria e vontade de descobrir mais e mais, de aprender mais e mais, de aos poucos amadurecer a idéia de participar do Grupo de Louvor da sua Igreja, ( se ainda não está participando) de crescer na Graça e conhecimento de Deus, de compor, de criar, e de mostrar aos povos o fruto do seu trabalho, que é Louvar, Cantar, anunciar o amor, a salvação e bondade do Senhor Jesus.
Se você é esta pessoa, saiba que o Senhor tem o poder e misericórdia para te usar como instrumento de Louvor. Prepare-se, faça seus planos, começe a sonhar, buscar e traçar suas metas. Quem sabe em breve já estará apto(a) para gravar seu próprio Cd, e ser uma benção nas mãos do Senhor! Descubra-já qual o estilo musical de louvor mais combina com você. Qual o mais adequado ao seu perfil, qual estilo a adotar. Começe agora a traçar suas diretrizes, quanto antes melhor, assim terá mais tempo para amadurecer sua linguagem e estilo musical. ESTILO MUSICAL DE LOUVOR
A) Se tens mais jeito e desejo de compor cânticos congregacionais, visto ter uma boa comunicação em frente ao público, desejo e vocação de se expressar e trabalhar em grupo e principalmente, tendo a certeza e conhecimento de que é o que você aprecia e ainda acompanhar o trabalho de quem tem se destacado no mercado, siga o caminho certo nesta area e estilo, de pessoas como: Daniel Souza, Asaph Borba, Pr. Bené Gomes, Alda Célia, Comunidade Evangélica Zona Sul, Pr. Claudio Claro e muitos outros;

B) Se sua linguaguem é mais pessoal, e gostaria mais de expressar em cânticos suas próprias experiências ou visão e modo de pensar, e se acha que poderia cantar solo, siga uma carreira solo com os temas quemais tocam o seu coração. Neste caso nem sempre é necessário a presença de um grupo de louvor para lhe auxiliar nas apresentações, basta gravar um Playback, e você terá condições de expor seu trabalho de uma maneira certa, usando as diretrizes corretas e linguagem adequada.

Ouça cantores(as) e compositores(as) que vem adquirindo sucesso no mercado como: Aline Barros, Luiz de Carvalho, Cassiane, Carlinho Félix, Léa Mendonça, Marina de Oliveira, Rose Nascimento, Fernanda Brum, Ludmila Feber Sergio Lopes, Mara Maravilha, Nelson Ned e muitos outros;
(C) Talvez seu estilo seja canções com ritmos atuais, novos ou modernos, quem sabe poderá formar uma banda e até iniciar um estilo novo de música. Ore ao Senhor e Ele poderá usar você para formar uma banda ideal, de acordo com os planos do teu coração, uma banda e equipe que trabalhe em conjunto e em prol de uma meta, diretriz, estilo e linguagem. Escute e aprecie bandas como: Kadoshi, Oficina G3, Catedral, Banda e voz, Projeto Vida Nova de Irajá e outros. Seja qual for seu estilo, o mais importante é ser confiante, estudar, aperfeiçoar,buscar, ter forte desejo, sentir vocação própria,e ter força de vontade no Senhor para ser usado no campo da area Gospel.

Leia todos livros que puder sobre Louvor e Adoração, faça aula e cursos vocal, ou peça ao Senhor que mostre qual instrumento você poderá aprender a tocar, se é teclado, guitarra, baixo, bateria, sax, percussão. Saiba que o Senhor Jesus é poderoso para realizar coisas tremendas na sua vida,e que o Espírito Santo lhe guiará pelas veredas maravilhosas e estará contigo todos os dias, lhe ensinado tudo aquilo que precisa, pois nosso Senhor Jesus não apenas chama os capacitados, mas principalmente, capacita todos aquele que são chamados por ele.


Via: Evangélicos Online / Portal do Louvor


O consolo e apoio no Louvor & Adoração

Tenho escrito a semanas sobre Líderes Musicais, Ministros de Música, Sacerdotes, Adoradores, etc. Hoje quero falar sobre mais um grande líder, este, é pouco conhecido pelos seus “feitos”, infelizmente ele é quase que exclusivamente conhecido apenas como o companheiro de Paulo.

Vamos falar de Barnabé, homem que seria totalmente qualificado para liderar um “Ministério Musical” em nossos dias.
Poucos personagens bíblicos nos inspiram tanto quanto Barnabé. Seu nome quer dizer FILHO DA CONSOLAÇÃO, e é mencionado em apenas três situações na bíblia, e em cada ocasião, está proporcionando consolo, encorajamento e apoio a todos que o cercam.
“Barnabé parecia trabalhar constantemente para fazer com que as pessoas se sintam bem a seu próprio respeito, e creiam em si próprias” Anthony Campolo.
Creio que Barnabé pode nos ensinar o quê deveria ser a principal característica de nossos “Lideres Musicais”. Vamos verificar neste estudo três qualidades de consolo e apoio necessários aos nossos ministérios musicais.

Barnabé trazia consolo e apoio a “Igreja”.

Em Atos 4:36, 37, encontramos Barnabé vendendo a sua propriedade a fim de ajudar a igreja a desempenhar sua missão. Ele acreditava tanto no que a igreja representava que estava disposto a sacrificar tudo o que tinha a fim de encorajá-la a cumprir sua tarefa.
Não havia dúvida de que Barnabé acreditava na igreja. Conseqüentemente, a igreja foi capaz de acreditar em si mesma.

O bem estar da congregação é um dos principais papéis dos ministros musicais de nosso tempo. Temos a responsabilidade de encorajar nossas congregações a cantar e dar graças a Deus todos os domingos (cultos), temos que apoiar o povo na entrega de seu coração e amor a Deus. Temos muitas vezes até que auxiliar a convence-los de que precisam disso.
Não podemos nos livrar desta situação, somos nós quem Deus escolheu para este ministério, o problema é que muitas vezes temos a visão errada do porquê existimos como ministros.

Anthony Campolo tem uma definição sobre ministério maravilhosa:
“Ministério significa erguer as pessoas que estão por baixo. Quando elas se sentem como nada, devemos fazer que se sintam especiais. Quando se sentem sem valor algum, devemos fazê-las sentir infinitamente preciosas”.
Esta é nossa principal função, nós não fomos chamados para ensaios e reuniões, nunca fomos chamados para sermos “burocratas” engessados dentro de uma fórmula religiosa de comportamento e visão. Afinal Jesus não disse: “Eu vim para que tenhais reuniões”. Temos que entender nossa utilidade, para que possamos entender o que fazer com nossos dons e ministérios.

Gosto muito do Rick Warren diz: “Muitos cristãos são servidos pela igreja, mas não a amam”.

Esta é infelizmente a situação de muitos de nossos líderes musicais, eles não amam suas congregações, elas acabaram se transformando em um fardo pesado e incômodo de se carregar. Eles normalmente estão mais preocupados com suas posições, do que utilizar estas para o bem do povo.
Sei que corro um enorme risco ao afirmar que para mim, o melhor exemplo de líderes musicais assim é o personagem, de um certo programa humorístico, chamado: Deputado. Ele simplesmente deixa claro que o povo só presta para votar e sofrer.
Não concordo com essas afirmações, mas nós ministros musicais muitas vezes temos estas atitudes camufladas.
Quantas vezes você já ouviu: “Vamos cantar esta música, ela é muito legal”, “Não cantaremos esta música, ela é muito ruim, olha só seu ritmo”, Etc…

Estas são atitudes que infelizmente são rotina em muitos de nossos ministérios; líderes musicais que escolhem as músicas por seus gostos pessoais, e “achometros”, não pensam que seu único e exclusivo objetivo é o de tratar com as pessoas, e muitas vezes sujar “suas mãos”, com problemas que não lhes pertence, mas afinal, foram as pessoas separadas para este ministério.
Escolher as músicas adequadas com a realidade que o povo esta vivendo é apenas mais uma de nossas responsabilidades.

Sempre me lembro da vez em que toquei bateria na minha antiga igreja.
Tive um dia de intensa preparação, com nosso tecladista, iria tocar bateria dentro de um culto menor (acho que era numa terça-feira), a igreja tinha cerca de 20% das pessoas que freqüentavam a igreja aos domingos. Bateria não é meu instrumento predileto, mas nosso baterista não podia tocar (não me lembro por qual motivo), então eu tinha que tentar substitui-lo. Bem sabia que iríamos tocar 6 músicas, sabia quais eram, e estava totalmente nervoso e com um medo irritante de errar, ainda mais quando o baixista chegou e disse: “É você quem vai tocar???”. O guitarrista olhava para mim com um olhar muito esquisito, todos os vocalistas conversavam entre si, o único que estava tranqüilo era justamente o tecladista e o líder de louvor, foi quando o culto começou.
Cantamos a primeira música ensaiada, tudo normal. Cantamos a segunda, e pensei “Esta tudo certo, graças a Deus”. Cantamos a terceira, sem nenhum erro. Quando estávamos no final da quarta música, olhei para o líder e o vi pegar a lista de músicas, amassar e colocar no bolso. Pensei “Agora estou enrolado, se ele mudar as músicas”. Foi exatamente o que ele fez, até mais, porquê estava tudo tão bom no meio do povo que ele começou a improvisar, pegava metade de uma música, depois ia para o refrão da outra, fez uma verdadeira salada com as músicas. Fiz o melhor que pude, mas o melhor que pude fazer não foi muito suficiente.
Depois fui perguntar ao líder porquê mudou a lista justamente quando eu estava tocando, afinal ele sabia que eu não tocava bateria, estava apenas “quebrando um galho”, foi quando ele me disse: “Jorge; olhe o povo saindo do culto, todos estão satisfeitos; todos responderam ao chamado da adoração; eles não estão preocupados se você errou o tempo ou o andamento da música, eles vieram aqui para adorar, e fizeram”.

Eu estava tendo justamente a atitude que tanto recrimino, estava pensando no meu bem estar, nem me preocupei com a congregação que não tinha nada a ver com nossas falhas musicais. Eles estão ali para adorar, e é nossa responsabilidade faze-lo, não importa como, se tivermos de tocar músicas que não nos agrada, faremos porque está trazendo a presença doce do Espírito para a vida das pessoas. Nos agradaremos com isso.

Temos que ter a mesma visão que barnabé tinha em relação à igreja, se começarmos a encorajar e apoiar a igreja, certamente a igreja começará a nos encorajar e apoiar. Não é esta a grande reclamação de nossos músicos e líderes musicais, falta de apoio da igreja para com eles, então comecemos a fazer nosso papel, que certamente a igreja fará o dela.

Barnabé trazia consolo e apoio a um “Inimigo”.

Temos em Atos 9, uma das mais belas histórias do resgate da alma perdida que Deus já fez.
Paulo era o líder da perseguição da igreja; no versículo 1 a bíblia faz questão de nos dizer: “Respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor”. Era certo que a igreja o considerava como seu mais proeminente inimigo, e tinha motivos para isso.
Paulo esteve presente no apedrejamento de Estevão, talvez tenha até ajudado a jogar alguma pedra.
“Quando Paulo passou por sua dramática conversão e tentou entrar para a comunidade dos crentes, todos o receberam com alto grau de desconfiança. Mostraram-se compreensivelmente cautelosos em receber seu antigo inimigo como irmão em Cristo. Muitos deles devem ter questionado se Paulo não estaria usando a desculpa de uma conversão com o intuito de espioná-los. Devem ter questionado se esse homem não os denunciaria às autoridades ou os marcaria para o martírio” Anthony Campolo.

Quantos Saulos já passaram por seu ministério?
Quantas pessoas nossos líderes musicais já recusaram em nossos ministérios de música por compreender que a pessoa em questão, não era moralmente aceitável e não tinha o amadurecimento necessário.

Pense no seguinte, quando ninguém acreditava em Paulo, Barnabé acreditou. Precisamos nos perguntar se Paulo teria se tornado o grande e autoconfiante líder se Barnabé não tivesse encorajado e crido nele, e assim permitido a Paulo crer em si mesmo.
Será que Paulo teria tido todas as experiências, que hoje nos edificam, se alguém não tivesse acreditado em sua transformação e conversão.
Quantos Saulo estão jogados em nossas igrejas, por que infelizmente não temos tido líderes como Barnabé, que possam acreditar que são úteis para o reino. Quantos podiam estar dando bons frutos, se encontrassem um único líder que se dispusesse a sair de seu pedestal e andar com ele, ensina-lo, conviver com seus defeitos e problemas, até que chegasse a estatura de “varão perfeito”.

Jesus ama as pessoas perdidas, Ele ama àqueles que estão jogados na lata do lixo, Ele também busca líderes musicais que amem essas pessoas juntamente com ele.

Há alguns sábados atrás meu pastor estava pregando na igreja, quando disse algo que mexeu com todos os presentes, disse: “Deus ama a todos, ama tanto a mim, como o maior assassino da terra”. Todos os “crentes” ali certamente quiseram fazer a pergunta que uma visitante não cristã fez, ela simplesmente levantou a mão no meio da pregação e disse: “Como pode Deus amar essas pessoas que matam, roubam, estupram, etc. Eu simplesmente não entendo”.
O Pastor, amavelmente parou de seguir seu esboço, e respondeu àquela senhora; depois voltou para o que tinha planejado.

É para essas pessoas que nossos cultos e músicas devem ser feito, devemos nos dispor a entrar em suas dúvidas e medos, é um perigoso processo, mas alguém tem de fazer, e Deus escolheu a nós.
Talvez Barnabé teve de usar todo seu prestígio diante dos cristãos, para que pudessem aceitar a Paulo. Talvez Barnabé também tivesse medo, como todos tinham, mas creio com toda minha força que o amor e a compreensão o fizeram acreditar naquele homem.
“Saber o que é certo e agir de acordo, são proposições diferentes. Uma coisa é ficar confuso sobre o que é certo ou errado; outra muito diferente é ficar confuso sobre o que fazer a respeito” Ron Mehl.

Barnabé trazia consolo e apoio a um “Fracassado”.

Barnabé e Paulo, logo saíram para uma viajem missionária ao redor do “mundo”, levando com eles um jovem chamado João Marcos.
Marcos não resistiu a viajem, não resistiu aos naufrágios, perseguições, doenças e viu tantas encrencas que ele acabou desistindo, voltando para casa como um fracassado e humilhado.
Quando Barnabé e Paulo voltaram, Marcos pediu uma segunda chance, ele explicou que estava arrependido do que havia feito. Quase podemos ouvi-lo: “Por favor, dê-me mais uma chance. Leve-me na próxima viagem missionária. Dê-me mais uma oportunidade, prometo que não os deixarei na mão outra vez”. Paulo juntamente com outros recusou os apelos daquele jovem.

O incrível aqui é como Paulo pode recusar o apelo do jovem Marcos, justamente o Paulo que escreveu: “Se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado”. Mas tudo bem, Deus têm sempre respostas aos apelos dos aflitos.
Mais uma vez Barnabé fez o que sempre faz, acreditou. Desta vez não é um novato na fé, é um homem experimentado. Posso até ver Barnabé colocando os braços em torno de Marcos e dizendo: “Hei cara, não lhe dê ouvidos. Fique tranqüilo tenho certeza que você tem um grande futuro, e que Deus vai fazer grandes coisas através de você”.
“Graças a Deus que Barnabé teve tal atitude com João Marcos, se não certamente Marcos não teria escrito um dos evangelhos. Nada disso teria acontecido se Barnabé não fosse o FILHO DA CONSOLAÇÃO” Antony Campolo.
Tratar das feridas de pessoas que já conheceram o evangelho é uma tarefa muito mais difícil. Rick Warren diz: “Normalmente gastamos cinco vezes mais energia para reaproximar alguém que está desviado do que ganhar para Cristo uma pessoa que nunca ouviu o evangelho”. Por isso quase ninguém quer fazer isso, preferimos rotular as pessoas de “desviadas” e com isso lavar nossas mãos, do quê procura-las.

Vamos refletir um pouco, você já pensou se Deus fizesse isso conosco, todas as vezes que caímos e erramos. Eu fico desesperado só de pensar nisso, mas será que sou só eu que caio?
Ron Mehl tem uma explicação fantástica para isso: “Pessoas informadas falham todos os dias, só que com mais classe. Pessoas abençoadas pela revelação também caem e a sua queda é mais barulhenta. E os que amam a Jesus também falham, a sua dor e agonia são apenas um pouco mais profunda”.
Quantas pessoas já passaram em nossos ministérios e nem lhes demos a chance de “tentar de novo”, posso rapidamente me lembrar de vários nomes, para minha infelicidade.
Eu posso com toda certeza escrever um livro, cujo título seria, Mil Maneiras de Fracassar, certamente tenho muitas experiências nesse assunto, sobre fracassos morais e eclesiásticos, sou especialista.
Mas como diz Ron Mehl: “O sucesso na vida cristã é desse jeito. È uma viagem memorável e não um destino”. Estou caminhando para o destino que certamente será a glória da presença ilimitada do Pai.

Por isso quando depararmos em nossos ministérios com fracassos humanos, Inimigos em potencial, Estruturas Religiosas temos que entender qual nossa responsabilidade, Barnabé nos auxilia neste ensino.

jesuino23@terra.com.br

LOUVOR E ADORAÇÃO À LUZ DA BIBLIA

Por Itamar Lopes

INTRODUÇÃO
Não se pode falar em louvor e adoração sem defini-los ou ainda sem se saber o que é musica. Veremos aqui então como definir cada um destes itens para melhor compreensão da real função do ser humano que é louvar ao Senhor como esta registrado em Sl. 150.1-6.
Espero ainda que com este pequeno estudo à luz da palavra de Deus descubra o real louvor que existe em cada um de nós para se quebrar as mentiras e falsas doutrinas sobre o LOUVOR E ADORAÇÂO em que cada vez o inimigo de nossas almas tenta colocar em nosso meio confundindo até mesmo os escolhidos. (Mt. 24.24).Então debaixo de muita oração e súplica ao Senhor vamos louvá-lo e adorá-lo em espírito e em verdade porque estes são os que irão louvá-lo e adorá-lo eternamente.

O QUE É MUSICA?

Do Gr. MOUSIKÉ, pelo lat. MUSICA, ou ainda arte das musas.
Arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido.
É a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som.
A música hoje esta presente em todos os lugares, nas tv’s, nos rádios, consultórios médicos, nas ruas, etc.
De modo geral podemos classificar a musica de duas formas:
· MUSICA BOA: Aquela que não fere os ouvidos e os sentimentos das pessoas que as ouve.
· MUSICA RUIM: Ao contrário do outro tipo de musica esta fere aos ouvidos e conseqüentemente os sentimentos das pessoas que a tentam escutar.

O SURGIMENTO DOS INSTRUMENTOS

Os instrumentos começaram a parecer ainda nos tempos remotos do pai Adão com a família de Lameque como esta registrado em Gn. 4.19-22.
Alguns atribuem a origem da descoberta dos sons a Pitágoras que ainda em uma loja de oléico casualmente bateu com uma varinha em algumas vasilhas e estas soaram de diferentes modos aos ouvidos. (Laborde, Essai sur La musique ancienne et moderne, 1780, in Guy Bernard, L’arte de La musique. Paris , Seghers, 1961, PP. 37-38.).

LOUVOR

A palavra louvor aparece aproximadamente 131x na bíblia.
Agora que já sabemos o que é musica, podemos definir o que realmente é louvor.
Pelo dicionário Aurélio encontramos a seguinte definição: Do arc. Loor loar, “louvar”.: Elogio, gabo, encômio, glorificação, exaltação.
Mas, de acordo com a bíblia, o louvor esta associado com a idéia de agradecimento, valorização, glorificação, exaltação, por aquilo que Deus fez (fez, fará) em nossa vida ou na dos outros. (Sl. 145.4; Sl.147.12-13; Is. 25.01; Lc. 19.37), ou seja, nós louvamos a Deus por Suas obras, bênçãos, curas, livramentos, perdão, graça, amor, misericórdia, cuidado, etc. O louvor esta sempre associado a uma ação de Deus. Deus age, agiu, agirá e seu povo o louva (agradece, exalta, elogia, etc.). Contudo, o motivo principal do louvor é a salvação em Cristo. Nosso louvor é centralizado em Cristo. Nossas canções são centralizadas em Cristo, sobre Ele e para Ele. Jesus é a razão do nosso louvor.
Me sinto honrado em colocar aqui uma definição para louvor de um de nossos alunos de musica.
“O louvor é uma forma de demonstrarmos nosso sentimentos para com Deus, é como uma oração, se cantada de todo o coração e, também através dele demonstrarmos nosso estado emocional.
Com isto, eu aprendi que, o louvor não importa a forma, mas tem que ser feito com toda sinceridade, de todo o coração, com todas as forças seja na alegria ou na tristeza.”
Dissemos anteriormente que a musica expressa os diversos afetos de nossa alma mediante o som, o louvor não precisa ser uma musica, o seu andar, falar, pensar, vestir, suas ações, seu testemunho, tudo em nós deve ser um louvor ao Senhor pois, tudo foi feito para gloria de seu nome. (Ap. 4.11).

O testemunho como louvor

2° Rs 4.8-37
Vimos aqui que Elizeu andava e dava testemunho de Deus por onde passava e, sua vida louva de maneira tremenda o nosso Deus que o mundo reconheceu.
Quando nosso testemunho é louvor a Deus todos reconhecem a sua santidade.

Nossas ofertas como louvor.

Mc. 12.41-44
Nesta passagem temos aqui varias pessoas ofertando ao Senhor com suas ofertas mas de nenhuma delas o fez como deveria ser feito, o louvor tem que ser de coração desprendido das coisas materiais e pensando apenas nos céus.

A musica como louvor

Vivemos em tempos onde tem se uma carga de “louvores”. Mas será que são realmente louvores ao Todo-Poderoso?
Cada dia mais grupos, conjuntos, comunidades, duplas e muitos outros cantores estão surgindo.
Pessoas famosas que se “convertem a Cristo e tentam fazer sucesso com musicas voltadas para o povo de Deus.”
Mas um conselho bíblico não somente sobre louvor, mas também em todas as áreas das nossas vidas, 1°Co. 6.12; 10.23, devemos analisar cuidadosamente os louvores que colocamos em nossos conjuntos para louvarmos ao Todo-Poderoso, para não corrermos o risco de não ser um perfeito louvor e não tocar o coração dos pecadores que os ouvem.
O louvor ainda deve e tem que ter unção, hoje quando muitas pessoas louvam a igreja não glorifica é como se aquele que o faz esta cantando alguma musica qualquer. Vamos analisar juntos um louvor ungido e outro não.
Iremos começar primeiro pelo não ungido, pode ser aquele que muitos fazem para se gloriarem por cantarem ou tocarem bem, por ter mais dinheiro ou por ter uma posição social, um conselho temos
2°Co. 10.18, onde o apostolo diz que tudo que fizermos devemos nos gloriar no Senhor.
Outro exemplo, há logo no inicio de Gn. 4.4-7, onde Caim leva uma oferta ao Senhor e é rejeitado, o nosso Deus é tão misericordioso que ainda aconselha a andar bem e assim seria reconhecido o seu louvor.
Ainda assim temos o exemplo do rei Belsazar nos tempos do profeta Daniel que tirou os utensílios do templo para dar uma festa em seu próprio louvor, Dn. 5.1-31 (frisar vv23). Deus não se deixa escarnecer.
Agora falaremos um pouco sobre louvor ungido, um exemplo claro deste louvor temos a Davi quando o rei Saul era atormentado por espíritos maus ele tocava sua harpa e aqueles espíritos se retiravam de Saul. 1Sm. 16.23.
O louvor ungido é perfeito, a bíblia nos diz que devemos louvar ao Senhor como as criancinhas porque delas sai o perfeito louvor. Mt. 21.16.

PORQUE DEVEMOS LOUVAR AO SENHOR?

· Porque fomos criados para adorar a Deus. Pv. 27.21
· O louvor pertence a Deus. Is. 42.8; 43.21.
· É obrigação de todo homem pensar somente no louvor. Fp. 4.8

COM QUAL RITMO DEVEMOS LOUVAR AO SENHOR?

A bíblia define um ritmo para louvar ao Senhor mas sim no Sl. 150.1-6 nos incentiva a louvar ao Senhor em todo o tempo e com todos os instrumentos.
Os ritmos de louvor dependem muito da região por exemplo:
· Nos EUA o ritmo dominante é o JAZZ, o BLUES, musicas como: OH HAPPY DAY, cantores como KIRK FRANKLIN, MARY MARY, MICHAEL W. SHIMIT nos seus estilos de musica gospel.
· Na África o que domina são as musicas com muita percussão, tambores, pandeiros, birimbais, etc.
· No Brasil, o que diz respeito ao louvor é muito complicado pois somos a mistura de muitos povos e raças, franceses, africanos, portugueses, em fim, no Brasil tem estilos de toda parte do mundo.
O que domina em nosso meio são os hinos de comunidades como Diante do Trono, Nilópolis, Sara Nossa Terra, e outras. Uma mistura de JAZZ, POP ROCK, o próprio ROCK (que muitos dizem que é do inimigo mas não se tem nenhuma prova disso), o ritmo de musica lenta como o de OZEIAS de PAULA, VANILDA de PAULA, VICTORINO SILVA, ELIAS SILVA, CRISTINA MEL, e outros.
O ritmo como foi dito, vai variar de acordo com a região, se esta no norte do Brasil um FORRÓ cai bem e uma guitarra não vai fazer sucesso, na região Sudeste, ai vem de tudo, BAIÃO, POP ROCK, ROCK, JAZZ, FORRÓ, musica lenta e todos os ritmos possíveis, não se esquecendo do REGAE que é um louvor derivado de nossos ermanos latinos.
A musica (louvor), manifesta os diversos afetos de nossa alma mediante o som. Com isso, concluímos que o ritmo do louvor vai depender muito do estado emocional, espiritual e regional.
Mas, aqui vai um ponto de vista meu não há hinos como da Harpa Cristã e do Cantor Cristão para tocar o pecador seja executado em qualquer ritmo que possa existir.
E, ainda a bíblia nos exorta a fazer tudo com ordem e decência. 1Co. 14.40.
Louvor é o único ministério que vai durar eternamente.

ADORAÇÃO

Já que agora definimos o que é louvor podemos ver o que realmente é adoração.
O dicionário Aurélio define como:
· (Do lat. ADORARE.) Render culto a (divindade), reverenciar, venerar, amar extremosamente, cultuar, prestar culto de adoração.
Enquanto louvar é reder graças por tudo que Deus faz em nossa vidas, adorar é bendizer ao Senhor por tudo que Ele é sem olhar os seus efeitos, bênçãos derramadas, pela sua grandeza, seu poder, simplesmente porque Ele é Deus.
A definição para adoração segundo a bíblia dá o sentido básico de “serviço”. As palavras BHÔDHÂ (hebraico) e LATREIA (grego) nos dá essa definição.
Adorar a Deus, leva a adoração a seis limites extremos, pois a verdadeira adoração cristã nos conclama a declarar a superioridade absoluta de Deus.
Um dos episódios de adoração mais claros presentes na bíblia é registrado em Ap. 5.11-12, em que João vê uma cena que descreve a adoração eterna de Cristo no céu. Resumindo, adoração é um mistério.
Vejamos o que diz o professor de teologia e cultura do Wheaton College, autoridade do movimento de renovação da adoração na America do Norte. “Adoração é um encontro pessoal com Deus na qual glorificamos e cantamos ao Senhor por Sua pessoa (...). Adoramos a Deus simplesmente porque Ele é Deus.
Robert E. Webber.

ADORAÇÃO SEGUNDO A BIBLIA

A bíblia é regra de fé para nós cristãos, então devemos buscar nela todas as respostas para adoração.
A adoração exige pessoas especificas para estarem na frente desse trabalho, pessoas consagradas, que estejam cientes do que realmente é adorar ao Senhor.. 1Cor. 23.26
O maior livro de adoração que temos em nossa bíblia é o livro de Salmos- poesia hebraica musicada.
Cantam sobre:
Os poderosos feitos de Deus (Sl. 78, 105, 106); a realeza de Deus (Sl. 93, 95, 97, 99); a criação de Deus (Sl. 8, 19, 33); louvor e ações de graças (Sl. 30, 100, 103); confiança (Sl. 23, 27, 46); sabedoria (Sl. 1, 41, 49); lamento e tristeza (Sl. 42, 43, 69, 80) e os reis de Israel (Sl. 2, 45, 72).
Mas, como dissemos, para se adorar ao Senhor deve-se estar com a vida totalmente no alta, por esse motivo, muitas das vezes Deus através dos profetas exorta ao seu povo para que fizesse um concerto com o senhor para assim prestar adoração a Ele. Leiamos Is. 1.11-17 e Am. 5.21-24 onde encontramos exemplos claros onde Deus nos dá uma lição de como devemos estar quando o adoremos e, ainda em Jo. 4.24 nos confirmam estas verdades.

FORMAS DE ADORAÇÃO

Veremos agora algumas formas de adoração ao grande Deus:
· Por meio da oração (At. 2.42)
· Do canto (Cl. 3.16)
· Da leitura, pregação e ensino das escrituras (1Tm.4.13)
· Das ofertas (1Co.16.2)
· Da celebração da Ceia do Senhor (1Co.11.17-34)

Podemos ainda destacar com base no que vimos acima cinco pontos importantes:
1. O propósito da adoração era, é e sempre será glorificar ao Deus Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Em outras palavras celebra a Deus a dignidade suprema do criador na pessoa bendita de Jesus Cristo.
2. Todas as manifestações de adoração, tem como centro a Jesus Cristo.
3. Toda adoração é inspirada pelo Espírito Santo. O PARAKLETOS (conselheiro, advogado, aquele que veio para ajudar). Jo. 14.16,26.
4. O resultado da adoração era a edificação da igreja, o povo de Deus. At.2.42 e Ef.5.19. A adoração é um alimento que nutre a comunhão dos cristãos.
5. A participação da congregação é fundamental na adoração. Todo o povo de Deus sempre foi admoestado a cantar, orar, falar uns com os outros e tomar parte na Ceia do Senhor. Portanto todos que vinham adorar participavam ativamente.
Então fica obvio que a adoração deve ser prioridade para a igreja.
O Espirito sempre nos chamou para adoração não importando a admoestação. Sl.100.4 e Hb.10.25.

CONCLUSÃO

A igreja do Senhor esta na terra com duas finalidades distintas, a de louvar adorando ao Senhor e pregar o evangelho até que Ele venha, para subirmos aos Céus, onde então, não haverão mais estudos, orações, pedidos a serem feitos e nem morte, nem dor, onde os únicos ministérios a permanecerem serão o louvor e a adoração. Ap.19.5-7.


Blogger templates

Footer Widget 3

A quem se destina este site?

- Quartetos Masculinos, Femininos e Mistos - Grupos Masculinos femininos e Mistos - Corais Masculinos, femininos e Mistos - Coros - Grupos Mistos - Conjuntos Eletrônicos - Bandas Congregacionais - Cantores Independentes - Cantores Congregacionais - Instrumentistas - Técnicos de Som - Maestros - Regentes de Bandas - Trios Femininos e Masculinos - Secretárias, Tesoureiras e Líderes de Eventos
.

Sugestão de Tema Bíblico para a
Festa do Louvor do seu grupo

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | WordPress Themes Review